Se comunicar bem com os condôminos é fundamental para o dia-a-dia do síndico. Como dificilmente há tempo para conversar e falar sobre o que está sendo feito no condomínio individualmente, uma forma de fazer isso é elaborar um comunicado com as atividades e serviços feitos no condomínio.

E isso é bastante fácil. Para te ajudar ainda mais, o SíndicoNet criou um modelo de comunicado rápido que você poderá preencher – semanalmente ou mensalmente, de acordo com sua necessidade – e colocar nos quadros de avisos ou, ainda, distribuir para os condôminos. Uma outra opção é enviar aos moradores por e-mail ou publicar através de um blog, por exemplo.

Neste comunicado você poderá abordar diversas questões, como obras em andamento e previstas, problemas mais comuns no dia-a-dia, como presença de animais e barulho excessivo, entre outras questões.

Esse tipo de comunicação funciona como uma prestação de contas informal, que você poderá fazer durante o ano. Isso possibilita até melhorar o relacionamento entre síndicos e condôminos.

– Uma periodicidade constante (semanal, quinzenal ou mensal) é importante para manter o público fiel e também a credibilidade do veículo.

– Por se tratar de um veículo “oficial” do condomínio, é bom não entrar em temas que possam gerar mal-estar entre os moradores, como tomar partido em discussões ou divulgar reclamações de condôminos e advertências e multas aplicadas pelo condomínio.

– Qualquer que seja o tamanho do condomínio e o formato do jornal, este deve usar uma linguagem clara e o menos técnica possível, sendo acessível a todos e também atrativo para a leitura.

A sugestão de comunicado que criamos está dividida em seis partes, mas você não precisa citar todos estes itens sugeridos. Adapte este modelo às suas necessidades!



Itens sugeridos:

1 – Obras

2 – Manutenção

3 – Financeiro

4 – Atividades e orientações

5 – Dificuldades

6 – Como colaborar