Um condomínio limpo e bem conservado, sempre se torna um local mais aprazível para morar. Afinal quem não preza por conviver num ambiente limpo e agradável?

No Brasil, é muito comum os condomínios contratarem os serviços de uma conservadora para garantir a limpeza frequente e a preservação do patrimônio.

 

Entretanto sempre há reclamações de moradores não satisfeitos com certas demandas: um portão em mau funcionamento, uma lâmpada quebrada ou mesmo um corredor sujo.

A falta de disciplina e planejamento para organizar uma rotina de limpeza acaba gerando muito trabalho e pouco resultado.

 

Pensando nisso, nós da Teodoro Pires Administradora de Condomínios separamos para o leitor um breve roteiro sugestivo de limpeza que possa ser seguido para facilitar a eficiência do serviço.

Primeiramente, é sempre válido diferenciar aquilo que é importante daquilo que é urgente. Certos serviços requerem maior atenção diária e não podem deixar de ser executados sob pena de os problemas se agravarem muito rápido e gerarem transtornos.

 

Imagine se um banheiro da área comum fica sem ser lavado por um dia. O acúmulo de sujeira e mal cheiro tornaria rapidamente aquele ambiente pouco agradável de ser usufruído. E claro, as reclamações não tardariam a aparecer.

Por outro lado áreas como a do estacionamento podem ser limpadas com menos frequência, cumprindo um regime periódico de quinze dias ou até um mês a depender do lugar.

 

Sendo assim, uma possível escala que recomendamos, mas que pode ser perfeitamente adaptável  a cada realidade, sugere o seguinte:

1) Diariamente recomendamos a retirada do lixo, limpeza dos banheiros, hall de entrada e calçada.

2) Semanalmente, pode ser feita a higienização dos bebedouros, limpeza dos corredores e aparelhos eletrônicos.

3) Quinzenalmente devem ser observadas as portas, vidraças e espaços comuns.

4) Por fim, recomendamos que ao menos uma vez por mês seja dada atenção paredes internas, áreas de estacionamento, escadas de emergência e salão de festas.

 

Com essas dicas simples esperamos contribuir para uma maior organização da limpeza de forma que nenhum serviço fique pendente e não haja reclamações nem insatisfações por parte de ninguém.