Quem mora em condomínio preza sempre por boa segurança. São muitas as empresas no mercado que oferecem serviços de vigilância, biometria, acesso remoto e instalações de equipamentos eletrônicos como câmeras ou portões eletrônicos.

 

É claro que toda forma de cuidar do patrimônio é sempre bem vinda. Mas algumas medidas simples podem ser mais baratas e igualmente eficazes. Requerem sempre a colaboração de todos:

 

1. Sempre comunique aos moradores sobre condutas de segurança adotadas pelo condomínio e oriente-os a cumprirem todas as normas, tais como manter os portões dos blocos fechados ou se identificar aos porteiros quando entram no condomínio.

2. Confira sempre se não há problemas com iluminação e comunique ao síndico ou zelador.

3. Identifique-se sempre ao porteiro quando for entrar no condomínio. Se estiver de carro, diminua os faróis, abaixe a janela e acenda a luz interna.

4. Observe sempre a presença de desconhecidos dentro do condomínio.

5. Esteja sempre presente em assembleias e reuniões para participar das discussões sobre seguranças, elaborar e votar propostas.

6. Esteja sempre atento ao correto funcionamento dos equipamentos de segurança.

 

Essas medidas e algumas outras podem fazer toda diferença se cada morador fizer a sua parte. Lembre-se sempre de que o bom funcionamento das normas de um condomínio sempre depende da colaboração de todos e todas.